CURIOSIDADES (PASSAGEM DE ANO 2017)

CURIOSIDADES (PASSAGEM DE ANO 2017)

CURIOSIDADES (PASSAGEM DE ANO 2017)

Em Macau e para todos os chineses do mundo, o maior festival do ano é o Novo Ano Chinês, comemorado entre 15 de Janeiro e 15 de Fevereiro, de acordo com a primeira lua nova depois do início do Inverno. As casas são limpas e faz-se muita comida (Bolinhos Chineses de Ano Novo – Yau Gwok, símbolo de prosperidade). Há muitos fogos-de-artifício e as ruas ficam cobertas de pequenos pedaços de papel vermelho para celebrar  a passagem de ano.

Os muçulmanos assinalam o Ano Novo também a 6 de Junho, foi quando o mensageiro Mohammad fez a sua peregrinação de despedida a Meca.

O Ano Novo judaico, chamado “Rosh Hashanah”, é uma festa móvel comemorada em cada Setembro. Entre as tradicionais receitas judaicas estão o “Chalah”, uma espécie de pão, e além do pão, é costume sempre se comer peixe porque ele nada sempre para frente. O primeiro dia do ano é dedicado à confraternização, tempo de pagar as dívidas e devolver tudo que se pediu emprestado ao longo do ano. Esse gesto reflete a necessidade de fazer um balanço da vida e de começar o ano com as contas acertadas.